sexta-feira, 18 de abril de 2014



A vida em zigue-zague! 

Jose Alberto Zusman 

Os jovens que me perdoem, certamente não é meu objetivo trazer decepção à ninguém, mas a estrada da vida nem pré-existe, nem é linear! Muito pelo contrário, a vida está mais para uma sucessão de vielas mal formadas, misteriosas e repleta de lacunas!

Na verdade, a priori, não há caminho nenhum a ser seguido e sim construído! Nas palavras do poeta espanhol Antônio Machado: "caminhante não há caminho, o caminho se faz ao caminhar". Assim o é! O presente é sempre obscuro porque nada sabemos dos seus rumos, e o futuro é somente uma aposta, porque como potencial não realizado, ele, simplesmente, ainda não não existe! 

Quando os mais velhos contam as suas histórias de vida, considerando que optem por falar sobre os êxitos de seus passados, nem eles sabem, ao certo, o motivo dos seus acertos!
As histórias contadas retrospectivamente parecem que sempre foram feitas em linha reta! Nunca vi mentira maior!

Na vida arriscamos o tempo todo! Andamos no escuro do desconhecimento agarrados na luz da lanterna dos nossos sonhos, esperanças e ambições. 

Vivemos de susto em susto até que chegamos a um ponto de acalmia e aí paramos. Melhor quando o fazemos por motivo de conforto do que por desistência! O conforto traz bem estar, a desistência, vazio!

É pelo sentimento de bem estar que sabemos quando parar! O nosso bem estar, apesar de ser uma referência altamente subjetiva, ainda é a mais confiável que possuímos!

Há mais! Para que alcancemos esse estado de ânimo é essencial que aprendamos a dar um certo desconto nos sonhos grandiosos da juventude! Estes, apesar de serem úteis como metas, são irrealizáveis em sua maioria!

Ao nos aventurarmos pelos mistérios da vida temos sempre a chance de alcançar o que nunca foi antes sequer esperado! Aprendemos com a vida tudo o que permitimos que a vida nos ensine! 

No fundo a vida é um eterno jogo de zigue-zague! Os que puderem que corram os seus riscos e, se não derem certo, que tentem de novo! Desistir não faz parte do jogo, é parar de jogar!

Talvez os mais preparados para viver bem sejam os que mais suportem melhor os eventuais fracassos, inevitáveis na montagem de suas próprias trajetórias! O resto é ficção, mera história de heróis para jovem ouvir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário