sexta-feira, 20 de março de 2020

Carta do Covid-19 para a Humanidade LETTERA DAL VIRUS Texto: Darinka Montico Voz: Giulia Chianese












Carta do Covid-19 para a Humanidade em italiano

LETTERA DAL VIRUS

Texto: Darinka Montico
Voz: Giulia Chianese

(Tradução em português, do Brasil)

Pare! Simplesmente pare!
Stop! Não se mova.
Isto não é um pedido, é uma ordem!
Estou aqui para ajudar-te
Essa montanha-russa supersônica está descarrilhando
Chega de aviões, trens, escolas, centros comerciais ou encontros...
Nós quebramos o frenético porto de ilusões e obrigações
que impedia-nos de erguer os olhos para o céu, olhar as estrelas
escutar o mar, ser embalado pelo canto dos pássaros
deitar nos campos, colher uma maçã do pé,
acariciar um animal da fazenda, respirar o ar da montanha,
e ter bom senso.
Nós tivemos que rescindir
Vocês não podem brincar de ser deuses
a nossa obrigação é recíproca, como sempre foi
ainda que vocês tenham esquecido
interromperemos essa transmissão
essa infinita transmissão catastrófica de separação e distração
para levar a vocês esta notícia:
Não estamos bem! Nenhum de nós está.
Todos nós estamos sofrendo!
No ano passado, a tempestade de fogo a qual queimou os pulmões da terra
não os fizeram parar
nem o fato das geleiras estarem derretendo
nem ver a sua cidade que vem se deteriorando
Na certeza de saber que vocês são os únicos responsáveis
pela sexta extinção em massa.
Vocês não me ouviram.
É difícil escutar visto que estão tão ocupados
empenhados, lutando para subirem cada vez mais alto
e atingir o topo do capitalismo por puro egocentrismo
(...) os recursos estão se esgotando
a estrutura está cedendo com o peso da ambição e egoísmo de todos
Eu irei te ajudar!
Vou enviar uma tempestade de fogo para o seus corpos,
vou alagar os seus pulmões
e os isolarei como os ursos polares que estão nos icebergs que boiam à deriva
Vocês me escutarão agora?
Não estamos bem!
Eu não sou um inimigo, sou um mero mensageiro, sou um aliado
Eu sou a força que irá restabelecer o equilíbrio
Agora vocês precisam me escutar
Estou implorando para vocês pararem
Parem! Por favor! Escutem!
Agora olhem para o céu... Como está?
Não há mais aviões
Quão doente vocês precisam ficar para conseguirem para entender a importância do
oxigênio que respira?
Olhem para o oceano. Como ele está? 
Olhem para os rios. Como eles estão?
Olhem para a terra... como ela está?
Olhe-se no espelho. Como você está?
Não é possível estar saudável em um ecossistema como o nosso
Pare! Muitos estão com medo agora
não amaldiçôe o seu medo
não se deixe dominar
Me permita falar
Escute o que a sua consciência tem a dizer
Aprenda a sorrir com os olhos
Eu irei ajudá-los, mas vocês precisam me ouvir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário