quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Frases Maravilhosas



"Where, in what cemerety of the words of lost lovers lie when they love no more." 

Norman Mailer's



"A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a ouve".



Michelle de la Montaigne


“Essa é a coisa sobre o grande amor. Ele eleva tudo ao seu redor. Você caminha por uma floresta e se torna um grande templo. Você come uma refeição juntos e se senta à mesa de banquete de Deus. Você mescla seus corpos e todo o céu se solta. É por isso que não podemos parar de cantar sobre o amor. Cada verso é um grito de inteireza. ” 


- Jeff Brown, um vínculo incomum 


= “That’s the thing about great love. It elevates everything around it. You walk through a forest together and it becomes a great temple. You eat a meal together and you sit at God’s banquet table. You merge your bodies and all heaven breaks loose. That’s why we can’t stop singing about love. Every verse is a cry for wholeness.” 



? Jeff Brown, An Uncommon Bond


“At some point, a wave of repressed emotion broke through my armor, demanding expression and release. As I plumbed the depths of my despair, I shed one layer of pain after another. My inner world was like a series of reservoirs, each holding a different wave of emotional memory behind them. When one reservoir burst, another soon appeared. This phase went on for many months—the first of many essential release phases.” 


? Jeff Brown, An Uncommon Bond


= “Em algum momento, uma onda de emoção reprimida rompeu minha armadura, exigindo expressão e liberação. Enquanto eu vasculhava as profundezas do meu desespero, deixei uma camada de dor atrás da outra. Meu mundo interior era como uma série de reservatórios, cada um segurando uma onda diferente de memória emocional por trás deles. Quando um reservatório estourou, outro logo apareceu. Essa fase durou muitos meses - a primeira de muitas fases essenciais de lançamento. ”



- Jeff Brown, um vínculo incomum 

Harriet Beacher Stowe: “The bitterest tears shed over graves are for words left unsaid and deeds left undone.” = Harriet Beacher Stowe: "As lágrimas mais amargas que se derramam sobre as sepulturas são as palavras não ditas e as ações deixadas por fazer".



Os homens, então, habituam-se a mascarar os próprios sentimentos e, com a prática de escondê-los dos outros, acabam enfim por escondê-los de si mesmos.



Freios aos delitos 


“Um dos maiores freios aos delitos não é a crueldade das penas, mas sua infalibilidade e, em consequência, a vigilância dos magistrados e a severidade de um juiz inexorável, a qual, para ser uma virtude útil, deve vir acompanhada de uma legislação suave. A certeza de um castigo, mesmo moderado, causará sempre a impressão mais intensa que o temor de outro mais severo, aliado à esperança de impunidade; pois os males, mesmo os menores, se são inevitáveis, sempre espantam o espírito humano, enquanto a esperança, dom celestial que frequentemente tudo supre em nós, afasta a ideia de males piores, principalmente quando a impunidade, concedida amiúde pela venalidade e pela fraqueza, fortalece a esperança. A própria atrocidade da pena faz com que tentemos evitá-la com uma ousadia tanto maior quanto maior é o mal em que incorremos e leva a cometer outros delitos mais para escapar a pena de um só. Os países e os tempos em que se infligiam os suplícios mais atrozes sempre foram aqueles das ações mais sanguinárias e desumanas, pois o mesmo espírito de ferocidade que guiava a mão do legislador conduzia a do parricida e do sicário. Do trono, esse espírito ditava leis férreas a ânimos torturados de escravos, que obedeciam; na escuridão do privado, estimulava a imolação dos tiranos para criar outros novos.”



Cesare Beccaria, in Dos delitos e das penas


“Este mundo é um inferno para os animais e nós, humanos, seus demônios.” 


 Schopenhauer

"A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, assim como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras."


"A complexidade da administração doméstica é o verdadeiro problema que carece solução. Como pode uma simples mortal ser técnica de saúde, higienista, psicóloga, agente compradora, costureira, médica, dentista, dirigente de empregados, inspetora de jardim de infância, financista doméstica, mecânica, conselheira, hospedeira - e uma linda mulher, tudo isso numa só pessoa? E, não obstante, esses são apenas alguns dos múltiplos indivíduos que a maioria dos homens esperam encontrar em suas esposas, não constituindo o seu salário senão a alegria suprema de os atenderem!" (Gertrude Atherton)


"A condenação do silêncio é mais eficiente que as acusações ruidosas."


"A consciência é a estrutura das virtudes." (Bacon)


"A desconfiança perseguirá o vento e agarrará as sombras." (provérbio chinês)


"A dúvida é a sala de espera do conhecimento."


"A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau." (Mark Twain)


A inteligência é uma espécie de paladar que nos dá a capacidade de saborear as ideias. (Susan Sontag)


"A interpretação das leis é obra de raciocínio, mas também de sabedoria e bom senso, não podendo o julgador ater-se exclusivamente aos vocábulos, mas aplicar os princípios que informal as normas positivas." (Ministro Salvio de Figueiredo, in COAD ADV, Informativo, boletim semanal n° 25, 1998)


"A interpretação das leis reduzir-se-ia a um campo infinitamente limitado de aplicação, e daria resultados muito pobres, se se restringisse à fórmula de seus textos, e não ultrapassaria a linha de seus elementos rigorosamente intrínsecos. (...)". (François Gèny, in Méthode D1Interpretation et Sources En Droit Privé Positif, COAD, Informativo núm. 27, 1998)


"A justiça ou injustiça da sentença começa a ser desenhada na forma como é conduzida a instrução. Se com empenho, com iniciativa judicial, co pendor investigativo, com curiosidade pelos fatos, certamente grandes são as chances de justa solução. Se o Magistrado, mais preocupado com a imparcialidade, aceitando a angústia da nebulosidade dos fatos, então, provavelmente, o desfecho do processo não será o melhor, do ponto de vista do direito material. Urge que se encontre a síntese entre a celeridade do processo e a justiça da decisão. Não pode, jamais, o interesse pela primeira suplantar a segunda que é a razão de ser do processo e do juiz." (Voto do Juiz José Francisco Pellegrini, do TARS, na Apelação 197.185.028, in COAD, Informativo, boletim semanal núm. 11, 1998). 


A luz não vem ao mundo para zombar das trevas, mas para iluminá-las.


A má gramática não inutiliza o documento. (Aforismo Jurídico)


A mãe representa para o filho o bem, a previdência, a lei; em uma palavra, a divindade


 numa forma acessível à infância. (Henri Frédéric Amiel, Diário Íntimo)


A maior vitória pertence àquele que vence sem desembainhar sua espada. (Sun Tzu)


A melhor interpretação da lei é a que se preocupa com a solução justa, não podendo o seu aplicador esquecer que o rigorismo na exegese dos textos pode levar à injustiça. (Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, Informativo COAD, boletim semanal núm. 14, 1999)



A prudência é a filha mais velha da sabedoria. (Victor Hugo)

A quem Pertence a Sombra de Um Asno?



Certa vez, Demóstenes esforçava-se em vão de obter a atenção da assembléia do povo para importantes negócios do Estado. Elevando a voz, disse que tinha uma história interessante para contar. Obteve assim silêncio. E contou: "Um jovem ajugou um burro para ir até Megara num dia quente de verão. No caminho, tanto ele quanto o dono do burro queriam descansar à sombra do animal. E começaram a empurrar-se mutuamente, cada um alegando que a sombra do animal lhe pertencia. Dizia o burriqueiro que ele alugara o asno e não a sua sombra. Replicava o viajante que tendo alugado o asno, alugara, pelo fato, também a sua sombra."  A esta altura, Demóstenes se calou e fez o gesto de retirar-se. A multidão protestou. Desejava ouvir o resto da história. - Atenienses! bradou então o grande orador,  que espécie de homens sois, que vos apegais à história da sombra de um burro e recusais tomar conhecimento de fatos graves que vos dizem respeito!"

A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos. (George Bernard Shaw)


A virtude sobe a ladeira, o vício desce. (prov. chinês)


Bom de briga é aquele que cai fora. (Adoniram Barbosa)


Cada um é o artífice de sua própria felicidade. 



Convidarmos alguém para casa é encarregarmo-nos da sua felicidade durante o tempo em que ele estiver sob o nosso teto. (Brillat Savarin)



Eros e Psique


Fernando Pessoa



Conta a lenda que dormia

uma Princesa encantada
a quem só despertaria
um Infante, que viria
de além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado,

vencer o mal e o bem,
antes que, já libertado,
deixasse o caminho errado
por o que à Princesa vem.

A Princesa Adormecida,

se espera, dormindo espera.
Sonha em morte a sua vida,
e orna-lhe a fronte esquecida,
verde, uma grinalda de hera.

Longe o Infante, esforçado,

sem saber que intuito tem,
rompe o caminho fadado.
Ele dela é ignorado.
Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino –

ela dormindo encantada,
ele buscando-a sem tino
pelo processo divino
que faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro

tudo pela estrada fora,
e falso, ele vem seguro,
e, vencendo estrada e muro,
chega onde em sono ela mora.

E, inda tonto do que houvera,

à cabeça, em maresia,
ergue a mão, e encontra hera,
e vê que ele mesmo era

a Princesa que dormia.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário