domingo, 23 de setembro de 2012

O Clima de Brasília - Brasil



"O clima de Brasília é sempre um tema controverso, mas é o mesmo que predomina nos planaltos e serras do Sudeste brasileiro: o clima tropical de altitude. Altitudes acima de 1000 metros determinam condições especiais de clima. Brasília está a uma altitude de 1000 a 1200 metros acima do nível do mar. As temperaturas do clima tropical de altitude são um pouco mais baixas que as do clima tropical e apesar de chover o ano todo, é no verão que as chuvas caem pra valer.
Sem desertos
Diferentemente do que muita gente pensa, o clima de Brasília não é desértico. Para tanto, seria preciso que o clima fosse extremamente seco durante todo o ano, mas não é assim. Na verdade, duas estações são bem percebidas e definidas: a seca e a úmida. Por isso, diz-se que o clima de Brasília é semi-seco. A seca acontece de abril a setembro e o período chuvoso vai de outubro a março.
Com um inverno seco e relativamente frio, a temperatura pode chegar aos 12,5 graus nas mínimas das madrugadas de julho, o mês mais frio na cidade. Em áreas menos urbanizadas, esse número pode cair para cerca de 10 a 5 graus. Os meses de julho, agosto e setembro são os mais secos. Considera-se que agosto é o pior deles. Nessa época, a umidade do ar em Brasília pode chegar aos 12%, 10%. Por isso é comum relacionarem o clima de Brasília ao do deserto do Saara. Mas esses números acontecem somente durante algumas horas de alguns dias no período mais crítico da estiagem.
Alívio
Para aliviar a tão temida seca brasiliense foi criado o Lago Paranoá, lago artificial gerado para elevar a umidade do ar na região. Ele é formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, tem 48 km2 de extensão, profundidade entre 12 e 38 metros e cerca de 80 km de perímetro. Cercado por vários clubes, bares e restaurantes, o Lago Paranoá possui uma grande marina e é frequentado por atletas do wakeboard, do windsurf, do kitesurf e da pesca. Reúne também muitos amigos para um passeio de lancha ou de jet ski.
Verão
No período de chuvas, o calor é intenso e pode chegar às máximas de 28 a 32 graus. Provocadas pela elevação de massas de ar quente, essas chuvas geralmente são de grande intensidade e curta duração: as típicas chuvas de verão. (Um traço bem característico de Brasília é o canto das cigarras. Elas começam a cantar em setembro anunciando a primavera e a aproximação das chuvas. Bastante forte e até ensurdecedor, o canto das cigarras é um marca particular e peculiar da cidade.) Mas na maior parte do ano, o clima em Brasília é ameno e agradável com uma temperatura média de 24 graus, oscilando entre 22 e 28." (Meia Maratona Internac.)
E para complicar, é justamente nessa época que os jardineiros e demais pessoas colocam fogo nas folhas, quando vão limpar os jardins. E os fumantes descuidados, jogam pontas de cigarro das janelas dos carros. O ar, já seco e com baixa umidade, fica irrespirável e cheirando a fumaça. Temos campanha na TV, ocasionalmente, mas tem sempre aqueles que, parece, sentem prazer em causar dano às plantas e animais. O Corpo de Bombeiros têm trabalho mais que triplicado nessa época. São 5 ou 6 meses sem chuva. Tirei fotos e em breve postarei.  A névoa seca esconde os prédios e a paisagem como se fosse uma neblina. (Serena)


Clique sobre as fotos para aumentá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário