sábado, 15 de outubro de 2016

Urutau - Ave





Os urutaus são aves de canto muito peculiar. Começam com notas agudas que vão decrescendo como se fossem instrumentos musicais e não um bicho da natureza. Seu canto dá a sensação de  "alguém" nos espreitando de madrugada, lá no meio da mata. Quando ouvi pela primeira vez fiquei bastante surpresa. Pior é quando os marginais tentam imitá-las, não têm conhecimento musical e erram as notas da escala. Nada que uma bazooca não resolva, apontada para o meio do mato. :) 

Pertencem ao gênero Nictibius. São também chamadas de "mãe da lua", "ave-fantasma" e "emenda-toco". Têm hábitos noturnos, se alimentam de insetos, como também pequenos animais e se camuflam de forma impressionante. Ficam imóveis e não são encontradas em áreas urbanas. Lendas bobas à parte, é extremamente prazeroso ouvir seu canto delicado, esquisito e às vezes alto no meio da noite (dependendo de sua proximidade). Os mais medrosos costumam ficar com medo. Mentes impressionáveis... isso não é bom pois não sentem o prazer de um momento tão raro. Confirme no vídeo a beleza do canto. Onde moro, ouço com frequência.

No segundo vídeo, um rapaz aproxima um pedaço de pau perto da ave (sem lhe causar danos) e nos mostra como ela é calma, sonolenta e até volta a dormir!   






















Nenhum comentário:

Postar um comentário